Graças sejam dadas Deus!

Na terra dos viventes, a noite sombria vem; ela vem para todos. Independentemente da seriedade do compromisso ou do nível exemplar de obediência, nada impede a chegada dessa noite na experiência humana.

E quando essa noite vem, nós, amedrontados, podemos chegar à beira do desespero. Isso acontece quando nos permitimos focalizar apenas aquele momento, viver cativos daquele momento, e então fracassamos na tentativa de escalar os horizontes escuros a fim de contemplarmos a promessa do raiar da manhã do livramento de Deus.

Densas trevas nunca podem encobrir a mão graciosa de Deus. Elas podem ameaçar escondê-la, removê-la por completo de nossa vista, mas nunca podem destruí-la. E mesmo quando nos encontramos cercados de trevas, a promessa da luz libertadora de Deus pode satisfazer os nossos corações com a aproximação do dia da Vitória.

Tenhamos cuidado para não reduzirmos a Cruz de Jesus a um mero símbolo de dor e sofrimento ocasionados pelo pecado, mesmo porque nela está a garantia da Vitória. Porque Jesus foi crucificado, Ele atrai toda a humanidade para Si mesmo. No desenrolar da História, a Cruz não existe à parte da ressurreição. É possível desfrutarmos a alegria em meio à dor porque Jesus é a nossa alegria. A tristeza da Sexta-Feira Santa somente subsiste onde a alegria da Ressurreicao é esquecida.

A manhã da Páscoa logo romperá. A luz abundante extirpará as trevas da Sexta-Feira Santa. O que era parciamente visível na noite escura da dor e da decepção agora brilha no raiar da aurora da renovação. A esperança surge novamente; a coragem irrompe do interior do medo porque Jesus ressuscitou! Os propósitos solenes de Deus são vistos em sua plenitude. “A morte foi esmagada até à morte” a fim de que desfrutarmos a vida ressurreta do Filho de Deus!

Neste Domingo da Páscoa, os cristãos não somos enganados pelas trevas que ameaçam nos enredar numa teia de negativismo e desespero. Podemos ver o poder do mal até mesmo onde as pessoas estão buscando desesperadamente os sinais da Vitória do bem e do que é certo. Dúvidas e descrenças estão controlando o coração humano, enchendo-nos do sentimento da futilidade da vida. No entanto, enquando as trevas pairam, não somos esmagados porque, pela graça de Deus, temos o poder para escapar da dormência deformante que os tempos de desespero produzem.

No Domingo da Páscoa afirmamos que Cristo morreu, Cristo ressuscitou, e Cristo voltara. Graças sejam dadas a Deus!

Neville Callam
Secretário-Geral da Aliança Batista Mundial

(Tradução para o Português: Fausto Vasconcelos)