Liberdade Plena na Plena Confiança

As dimensões múltiplas da vocação da igreja exigem que vivamos nossa identidade eclesiástica com humildade.

Os cristãos entendemos isso porque conhecemos o poder da impotência, a força da fraqueza, a riqueza da pobreza. Na adoração e no testemunho, na missão e no serviço cristão, devemos manifestar a humildade que emana de uma atitude abnegada.

Neste período do Calendário Cristão, celebramos a ressurreição Daquele que não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar. Ao contrário, Ele demonstrou um amor auto-esvaziador, e assim nos abriu a porta para a vida eterna.

Da cruz, Aquele que acalmou os ventos, curou os enfermos e ressucitou os mortos nos contempla em nossa fragilidade. Ele leva sobre Si as consequências de uma tremenda injustiça. Ele está ferido pelo erro que cometemos; moído pela nossa pecaminosidade. Ele veste a túnica de uma vítima que se sente impotente diante da violência de uma turba equivocada.

E aí chega o Domingo da Ressurreição! Descobrimos que o Homem da cruz é um vitorioso, não uma vítima. Pregado impiedosamente na cruz, Ele, na realidade, é levantado para atrair a humanidade a Deus. Aquele que, na cruz, está trajando as vestimentas da impotência, efetivamente nos está mostrando onde se encontra o poder verdadeiro e como manifestar a verdadeira força. Assim, não somos surpreendidos com o fato de que, na manhã do Domingo da Ressurreição, Deus O levanta dentre os mortos, cumprindo assim a Sua missão.

Podemos afirmar agora que parte da vocação da igreja é reveler o modelo que jaz no centro de nossa vida: a vulnerabilidade humilde. Os seguidores de Jesus sabem que o fraco pode dizer: “Sou forte”. E o pobre pode dizer: “Sou rico”. Eis o resultado da obra de Deus na morte e na ressurreição de nosso Jesus, o Cristo!

Na Páscoa, lembramos que, onde há fraqueza, o poder de Deus pode ser demonstrado em grande força. Crer isso é reconhecer que a Liberdade Plena pode ser encontrada na Plena Confiança Naquele que é o nosso Salvador.

Neville Callam
Secretário-Geral
Aliança Batista Mundial

(Traduzido por Fausto Vasconcelos)

Baptist World Alliance®
© March 2015